O Colégio Sielp é uma Instituição que nasceu no coração de um casal de empreendedores, que mesmo sem recursos, ousaram concretizar seus sonhos...

Hoje ainda lutam junto com todos aqueles que acreditam para que este sonho se torne realidade.  Eles trabalham com o compromisso de preparar nossos alunos para a vida, para o desenvolvimento de uma educação integral, que considere como igualmente importantes os aspectos físicos, mentais, sociais e espirituais, sendo necessários conteúdos e atividades que desenvolvam a solidariedade, a responsabilidade e acima de tudo, o amor ao próximo. Por esta razão, fazem parte do nosso calendário escolar vários eventos, dentre eles a Gincana da Solidariedade.

Esta Gincana tem como objetivo: praticar a cidadania, a solidariedade, o cuidado com o próximo ajudando os mais necessitados, além de desenvolver trabalhos solidários de arrecadações de alimentos, material de higiene pessoal, fraldas descartáveis, roupas e brinquedos que serão entregues nas entidades carentes e municípios do interior de nosso estado.

Este ano, iremos contar mais uma vez com a solidariedade de nossos alunos e familiares da ed. Infantil ao 5° ano apenas para as doações de materiais. “Sentimo-nos muito felizes no mês de novembro, pois todos os membros da comunidade escolar se mobilizam (pais, alunos, professores) para realizar este momento tão especial.” A solidariedade tem sido uma característica marcante de nossa Instituição de Ensino. Portanto, temos a certeza de que mais uma vez teremos o sucesso nesse grande objetivo, pois as doações serão muitas e faremos um natal melhor para muitas famílias e entidades sociais.

Contamos mais uma vez com o apoio e colaboração de toda a comunidade escolar.

Srs. Pais e/ou Responsáveis;

Esta Gincana tem como objetivo: praticar a cidadania, a solidariedade, o cuidado com o próximo ajudando os mais necessitados, além de desenvolver trabalhos solidários de arrecadações de alimentos, material de higiene pessoal, fraldas descartáveis, roupas e brinquedos que serão entregues nas entidades carentes e municípios do interior de nosso estado.

Solicitamos as turmas do Ens. Infantil ao 5° ano:

 Arrecadar no mínimo 100kg de alimentos não-perecíveis (sugestões: arroz, óleo, feijão, café, macarrão, açúcar, leite).
 Arrecadação de brinquedos novos no valor mínimo de R$5,00 (brinquedos pequenos será contado a cada 5 unidades).
 Arrecadar o mínimo de 20 pacotes de fraldas descartáveis (tamanho M ou P) e 80 peças de roupas de bebês (não será contabilizados meias e peças íntimas).
 kits* de higiene (itens: sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico). Cada kit. deverá ser entregue no período e local para a entrega: 13/11 a 29/11/2018, nas coordenações.

As turmas aliadas poderão estar na torcida no dia 30/11/2018 (sexta-feira) junto com as equipes.
Para uma melhor organização, segue abaixo as equipes e turmas aliadas e os professores responsáveis. 

Prezados Professores,

Temos como objetivo criar momentos em que se promova a integração dos alunos das várias séries, enfatizando valores, como: importância da contribuição individual para o grupo, sentido de equipe, solidariedade, saber vencer com humildade, aceitar a derrota momentânea como um apelo à busca de uma qualidade maior.

Segue abaixo as tarefas a serem cumpridas, coletivas e as individuais:

1. TAREFA – SOLIDÁRIA:

 Arrecadar no mínimo 100kg de alimentos não-perecíveis (sugestões: arroz, óleo, feijão, café, macarrão, açúcar, leite).
 Arrecadação de brinquedos novos no valor mínimo de R$5,00 (brinquedos pequenos será contadoa cada 5 unidades).
 Arrecadar o mínimo de 20 pacotes de fraldas descartáveis (tamanho M ou P) e 80 peças de roupas de bebês (não será contabilizados meias e peças íntimas).
kits* de higiene (itens: sabonete, pasta de dente, escova de dente, papel higiênico). *Cada kit. deverá ser entregue no período e local para a entrega: 13/11 a 29/11/2018, nas coordenações do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Pontuação por quantidade de kits, quilos de alimentos, brinquedos, fraldas: 1º LUGAR - 700 pontos, 2º LUGAR - 500 pontos 3º LUGAR - 300 pontos.

2. TAREFA - MEU PAÍS É UM ESPETÁCULO! APRESENTAR NA SEXTA-FEIRA, DIA 30/11/2018: Pela manhã a equipe deverá criar uma apresentação envolvendo um ritmo característico e cada uma das 05 (cinco) regiões do país. Serão 05 (cinco) ritmos, 01 (um) de cada região, em 01 (uma) só apresentação. A apresentação deverá conter no mínimo 05 (cinco) e no máximo 10 (dez) alunos. Não é necessário que todos os alunos participem de todas as coreografias. Todas as apresentações devem estar de acordo com as normas e costumes dos padrões de um ambiente escolar, como: vestimentas adequadas e ou adaptadas ao estilo da dança ou apresentação musical; letras de músicas não podem conter conteúdos discriminatórios, ofensivos e palavras com sentidos pejorativos. Tempo máximo de apresentação: 10 minutos 1º LUGAR - 300 pontos 2º LUGAR - 250 pontos 3º LUGAR - 200 pontos.

3. TAREFA - VOCÊ JOGA NO MEU TIME APRESENTAR NO DIA – DAS 9H ÀS 12h: A equipe deverá trazer um jogador de futebol do time do coração. O jogador deverá estar vestindo a camisa do time que representa. A equipe deverá apresentar uma torcida organizada alunos E PROFESSORES para homenagear o time e o jogador. Pontuação – 300 pontos.

4. TAREFA - AMIGOS DE FÉ, IRMÃOS CAMARADAS! APRESENTAR NA SEXTA-FEIRA ATÉ 12H: A equipe deverá confeccionar 01 (um) banner com o mínimo de 80x40 cm contendo fotos do período de preparação para a gincana que registrem momentos alegres passados juntos, arrecadando material e com mensagens sobre o que é importante na amizade e solidariedade.
OBSERVAÇÕES: 1. Atenção à ortografia e às imagens 2. Colocar a logomarca da escola e a identificação da equipe (cor e turma) 3. Contemplar alunos de todas as turmas que se mostraram solidários fazendo também as suas doações para o projeto.

TAREFA CUMPRIDA ATENDENDO ÀS OBSERVAÇÕES - 250 PONTOS. Serão descontados 50 pontos por cada Observação não atendida.

5. REDES SOCIAIS – COMPARTILHANDO ATIVIDADES DE 13/11/2018 até o dia 30/11/2018 até 12h): As equipes deverão compartilhar suas atividades através da rede social facebook, pormeio da criação de uma página, utilizando Hashtags predeterminadas pela escola. Serão contabilizadas curtidas por páginas, porém o resultado só será divulgado no dia 30/11/2018, às 12h. A equipe que mais movimentar (mais curtidas), ficará em 1º lugar. Desta forma, as postagens, das páginas das equipes, deverão constar as Hashtags: #COLÉGIOSIELP #GINCANASIELP #SOLIDARIEDADESIELP, mais o nome da equipe Ex. #EquipeAzul. Regras: Serão permitidos fotos e vídeos. Serão contabilizados os pontos somente rede Facebook Pontuação: 1º Lugar – 300 pontos

2º Lugar – 250 pontos

3º Lugar – 200 pontos.

6. TAREFAS LOCAIS – DIA DO MICO (30/11/2018)
6.1-Tema: DIA DOS GÊMEOS Os alunos deverão vir com roupas iguais, podendo ser de cores diferentes ou estampas parecidas (Os alunos devem estar o mais parecido possível para fazer a pontuação). OBSERVAÇÃO: Não é permitido o uso de shorts ou camisas muito curtas, transparentes ou mostrando muito a pele, como barriga, coxa. Pontuação: 10 pontos por componente caracterizado.

6.2 – GRITO DE GUERRA / MASCOTE APRESENTAR (A LETRA IMPRESSA) NA QUINTA PELA MANHÃ NA COORDENAÇÃO – GRITO DE GUERRA: As equipes deverão apresentar um grito de guerra. A letra da música deverá ser impressa e entregue aos jurados. OBS:  As equipes terão NO MÁXIMO 3 MINUTOS para organizar os componentes em frente aos jurados para iniciar as apresentações.

 Poderá ser utilizado instrumento de percussão, bandeiras e outros acessórios na execução do Grito de Guerra.

 É imprescindível a participação de TODOS os componentes da equipe.

 O Mascote pode ser apresentado simultaneamente ao Grito de Guerra Tempo máximo de apresentação por equipe: 5 minutos Pontuação – 200 pontos II – Mascote As equipes deverão apresentar um mascote que a represente durante a gincana.

 1º LUGAR – 200 pontos  2º LUGAR
– 150 pontos  3º LUGAR – 100 pontos.

6.3 – SIELP- MARCA PARA TODA A VIDA! Trazer um ex aluno que tenha concluído o ensino EM NOSSA INSTITUIÇÃO (9° ANO) para expor, em até 2 minutos, as contribuições do SIELP para sua vida profissional. A equipe deverá apresentar algum comprovante que valide a tarefa (fotos, certificados, diplomas se já concluiu nível superior ou comprovante como carteira estudantil para os que ainda estão na faculdade. Pontuação – 200 pontos.

6.4 – NO RITMO CERTO! Cada equipe deverá apresentar uma coreografia com pais e mães dos participantes (mínimo de 06 mães/pais), para dançar um dos seguintes ritmos (forró, samba, valsa, tango). Não serão aceitas músicas de duplo sentido e coreografias com muita sensualidade. Tempo máximo – 5 minutos  1º LUGAR – 300 pontos  2º LUGAR – 250 pontos  3º LUGAR – 200 pontos Pontuação extra para a equipe que fizer a coreografia com o maior número de pais e mães – 200 pontos.

6.5 - QUEM SABE FAZ AO VIVO: A comissão organizadora sorteará um valor por equipe (amor, justiça, respeito, amizade, bondade, solidariedade, etc). A equipe deverá organizar um espetáculo de “Stand UP” para apresentar uma ação positiva com a prática do valor sorteado, como também, uma ação negativa (contrário) com a ausência da prática. É permitida a participação de ex alunos. O tempo disponível será de até 10 minutos.  1º LUGAR – 200 pontos  2ºLUGAR – 150 pontos  3º  
LUGAR – 100 pontos.

6.6 - SER SOLIDÁRIO MARCA! Cada equipe deverá escolher uma personalidade que já marcou de forma positiva, através de sua bondade, solidariedade e se caracterizar de acordo com a personalidade escolhida. O aluno deverá apresentar a biografia da personalidade em até 2 minutos.

 1º LUGAR – 200 pontos  2ºLUGAR – 150 pontos  3º LUGAR – 100 pontos.

6.7 – CUSTOMIZAR É PRECISO! A equipe deverá apresentar um componente vestindo roupas customizadas pela equipe. Trazer comprovante de que realmente foi a equipe quem customizou a roupa (fotos ou vídeos).

 1º LUGAR – 200 pontos  2ºLUGAR – 150 pontos  3º LUGAR – 100 pontos.

6.8 – CHEFE DE COZINHA: A equipe deverá montar um prato típico de nossa região (Pará) e apresentar aos jurados para degustação (O prato deverá ser preparado na própria Instituição por um dos alunos da equipe) Contará desde a caracterização do chefe até a ornamentação do prato servido
aos jurados. Pontuação – 300 pontos.